28 novembro 2011

Quais as diferenças entre os novos Bepantol® Derma Solução e Bepantol® Solução?


Toda vez que penso que ter esclarecido todas as dúvidas a respeito dos produtos com a marca Bepantol®, eu me deparo com novas informações.
O último artigo que publiquei expliquei o que de fato mudou do ponto de vista normativo - mudança do registro de medicamento para cosmético junto a Anvisa e quais as aplicações dos novos produtos Bepantol® (Pomada Bapantol® Baby, Bepantol® Derma Creme e Bepantol® Derma Solução).(confira a matéria no link)
No final da semana passada nossa querida amiga Bia enviou para mim e-mail para me contar que havia encontrado na rede catarinense Farmagora mais um novo produto chamado Bepantol® Solução. Assim que vi as imagens não entendi absolutamente nada porque além da embalagem ser parecedíssima com o extinto Bepantol® 50mg/ml (solução 5% - medicamento), também trata-se de um lançamento e tem preço mais barato que o novo Bepantol® Derma Solução.

 Embalagem contendo 50ml


Bia gentimente digitalizou a embalagem e a mandou para mim (aqui em Maringá-PR ainda não chegou nenhum lote dos novos produtos). Eu mal pude acreditar nas imagens que via na tela do computador. Prontamente pensei: - Será que a Bayer reconsiderou seu posicionamento comercial e voltou a produzir o antigo Bepantol® 50mg/ml (solução 5% - medicamento)? 


Imagens da embagem (produto comprado pela Bia)


  Informações na embalagem do medicamento descontinuado pela Bayer
que tenho em casa (literalmente a "última bolacha do pacote"!).


Pelas imagens pensei que ela poderia ter por sorte encontrado algum exemplar do antigo medicamento. Peguei a caixa do meu e prontamente notei as diferenças. Pela data de fabricação e pelas informações impressas na caixa, vi que não se tratava do retorno do Bepantol® (medicamento).
Note-se a data da fabricação 06/2011 (produto novinho!).


 O meu exemplar é o Bepantol® medicamento (apresentação solução)
válido até 11/2013.


Vamos ao "Jogo das Diferenças":

  • O produto que a Bia comprou não é medicamento. Trata-se de uma solução hidratante cosmética para USO EXCLUSIVO NA PELE (rosto e corpo);
  • No produto antigo havia como indicações terapêuticas: "prevenção e tratamento de dermatite de fraldas (assaduras), fissuras (rachaduras de pele e mucosas (mamilos e região anal), tratamento de feridas (ferimentos leves e escoriações), tratamento de escaras". No produto que a Bia comprou, não há tais indicações.
  • Por ser um produto cosmético, não há informação sobre a concentração do princípio ativo Dexpantenol (quando o produto era medicamento havia a informação 50mg/ml solução 5%).
  • O antigo produto era fabricado por Roche Q.F.S.A Rio de Janeiro-RJ (Farmacêutico Responsável Braulio Lordélio CRF-SP 9496) e o novo Bepantol® Solução cosmética é produzido por Mappel Diadema-SP (Farmacêutico Responsável Dra. Nubia Lagercrantz CRF-SP 28034), ambos distribuidos por Bayer S.A.
  • Por tratar-se de um produto cosmético, o Bepantol® Solução não possui no interior da embalagem bula. Há apenas orientações para evitar contato com olhos e boca, conservar em local seco e fresco, manter fora do alcance das crianças e suspender o uso em caso de sinais de irritação. O consumidor deve em situações como essa, procurar atendimento médico.
  • Não há restrição quanto ao uso tópico na pele, salvo em caso de impersensibilidade aos componentes da fórmula.

Pergunta que não quer calar: Há diferenças entre os novos produtos  Bepantol® Solução e o Bepantol® Derma Solução?

1. Bepantol® Solução. 2. Bepantol® Derma Solução


Para responder esse importante pergunta, hoje 28/11/2011, entrei em contato pelo SAC Bayer pelo telefone 0800 723 1010 e obtive os seguintes esclarecimentos:

  • Há diferenças nas concentrações do princípio ativo DEXPANTENOL entre os dois produtos. Contudo, a atendemte não está autorizada a informar ao consumidor quais são esses percentuais e qual deles é o mais concentrado (por tratarem-se de produtos cosméticos, o fabricante pode reserva-se ao direito de não divulgá-las).
  • Na embalagem do produto Bepantol® Derma Solução consta a informação "Fórmula com alta concentração de dexpantenol". Eu suponho que este contenha o maior percentual do princípio ativo. (Saliento que não tenho meios técnicos para realização de testes laboratoriais, portanto não posso afirmar nada categoricamente).
  • O produto Bepantol® Derma Solução há um destaque na embalagem "Cabelos e pele Hidratados".
  • Nas indicações do Bepantol® Derma Solução consta: "Pode ser usado para hidratação do cabelo, áreas depiladas, pós barba e couro cabeludo." 
  • Diferenças entre os preços: Bepantol ® Solução R$ 16,70 e Bepantol® Derma Solução R$ 19,70 (referências. Site Farmagora/ valores com preço regular/ sem promoção). Portanto, o produto Bepantol® Derma Solução é o mais caro (salvo casos de ofertas especiais de revendedores).
  • Com relação aos produtos da marca Bepantol® em pomadas, o  produto O bepantol® Derma Creme apresentação bisnaga 20 gramas pode ser utilizado para hidratação dos lábios, região tatuada (apenas para hidratar a tatuagem), hidratar unhas e cutículas, áreas depiladas, áreas de atrito constante (exemplo: virinha, exceto região com musocas) e áreas ressecadas  como joelhos, cotovelos e calcanhares. Já produto cosmético Bepantol® Baby (bisnaga apresentação 30 gramas) é destinado apenas para o uso em troca de fraldas (proteger e hidratar a pele do bebê). A fórmula contém vitamina B5 (dexpantenol), óleo de amêndoas e lanolina.

Conclusões:

  • Se o consumidor deseja fazer uso apenas como solução hidratante para a pele (corpo e face), pode usar ambos os produtos. Caso o usuário aplique Bepantol® Solução no cabelo, estará contrariando as indicações do produto conforme as aplicações sugeridas pelo fabricante.
  • Se o consumidor deseja aplicar dexpantenol nos cabelos, o recomendado pelo fabricante é apenas o Bapantol® Derma Solução.
Confira o vídeo sobre os novos produtos Bepantol®



Comentários: Em função do novo registro cosméticos, estes produtos podem ser comercializados em outros estabelecimentos, não apenas farmácias.
Caso o consumidor tenha quaisquer dúvidas, o canal oficial para esclarecimento é o SAC Bayer Health Care 0800 723 1010  e  sac@bayerhealthcare.com

A Bayer conta com a página oficial exclusiva no Facebook com informações sobre os produtos Bepantol® Derma. http://www.facebook.com/bepantolderma

O site www.bepantol.com.br atualmente é um canal exclusivo para o produto Pomada Bapantol® Baby.


* Agradecimentos: Bia pelo envio das imagens do produto Bepantol® Solução cosmética.
* Créditos das demais imagens: www.farmagora.com.br
* Esclarecimentos oferecidos pela atendente SAC Bayer Mayara em contato telefônico.
* Meu medicamento Bepantol® dexpantenol 50mg/ml: lote RJ0375, fabricação 11/2010, validade 11/2013.


bagikan