12 novembro 2011

Novos produtos Bepantol uso cosmético

Caros amigos,

Em diversos blogs sobre beleza há artigos sobre as aplicações cosméticas dos produtos Bepantol®, fabricados pela Bayer do Brasil. No final do ano de 2010 os medicamentos Bepantol® Líquido (50mg/ml) e Bepantol® Pomada (50mg/g) começaram a desaparecer dos estoques das farmácias de todo o país. O laboratório fabricante decontinuou essas duas versões de Bepantol® e em 2011 houve o lançamento de novos produtos com a mesma marca, mas dentro de uma nova modalidade de registro na Anvisa. Se antes esses produtos eram classificados como medicamentos, agora eles são registrados como cosméticos.
É importante que todos compreendam o sentido dessa mudança. De acordo com a Anvisa, nenhum produto cosmético pode ser usado para fins terapêuticos.


O que muda na prática?

Quando os produtos Bepantol® eram classificados como medicamentos, estes tinham indicação profilática e terapêutica.


Bepantol® Pomada (30g) e Bepantol® Solução (50ml) (uso pediátrico e adulto).
Medicamentos descontinuados pelo laboratório fabricante.

Indicações Bepantol® (grifos meus):

Prevenção e tratamento de dermatite de fraldas (assaduras)
Prevenção e tratamento de fissuras (rachaduras) de pele e mucosas (mamilos e regiaao anal)
Tratamento de feridas (ferimentos leves e escoriações)
Tratamento de escaras

Evitar contato com os olhos

Segue abaixo os links das antigas bulas (arquivos em PDF):




Sendo assim, a nova pomada Bepantol® Baby não se destina ao tratamento de dermatite de fraldas e sim para prevenção de assaduras e hidratação da pele do bebê.
Produto cosmético para uso pediátrico

A Bayer lançou um site oficial para o produto Bepantol® Baby. Lá constam as seguintes informações sobre o produto:

Bepantol® Baby é o antiassaduras da Bayer que protege e hidrata a pele do bebê, reforçando a sua defesa natural. Sua fórmula com vitamina B5, óleo de amêndoas e lanolina, ajuda a fortalecer a pele de dentro para fora, Bepantol® Baby forma uma camada transparente, que permite o acompanhamento da pele do bebê a cada troca de fralda. Bepantol® Baby tem consistência suave, sendo fácil de espalhar e remover. Sua fórmula diferenciada não contém corantes, conservantes e perfume, ideal para a delicada pele do bebê. Bepantol® Baby, proteção que vai além do que você vê.


Para que serve Bepantol® Baby? Para proteger a delicada pele do bebê das assaduras.

Como devo usar Bepantol® Baby? Após a higiene da região das fraldas, aplique uma fina camada na pele do bebê.

Quando não devo usar Bepantol® Baby? Bepantol® Baby não deve ser utilizado em indivíduos com hipersensibilidade conhecida a qualquer um dos seus componentes.

Fonte: http://www.bepantol.com.br


Na ocasião do lançamento da pomada Bepantol® Baby, entrei em contato com o SAC Bayer para saber quais as diferenças entre o novo produto e o antigo. Eis a resposta (grifos meus):

Prezada Vanessa,
Agradecemos seu contato com a Bayer HealthCare. Informamos que BEPANTOL® Pomada foi descontinuado e não é mais comercializado pela Bayer.

BEPANTOL® Baby mantém a tradicional fórmula de BEPANTOL®, contendo dexpantenol, lanolina e óleo de amêndoas. Seu uso destina-se a proteger e hidratar a pele, além de reforçar sua defesa natural.
Na oportunidade, sugerimos que acesse o site http://www.bepantol.com.br, para obter mais informações sobre o produto e cuidados com bebês.
Permanecemos à disposição.
Atenciosamente,
SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor
Bayer HealthCare
Tel.: 0800 723 10 10 (ligação gratuita)


Todo fabricante preconiza que o consumidor respeite criteriosamente os usos/funções descritas na embalagem do produto. Mesmo com o e-mail de resposta do SAC ainda tive dúvidas com relação às demais aplicações (benefícios) da pomada. Entrei novamente em contato Bayer por telefone. Na ligação perguntei se era possível tratar assaduras ou ferimentos leves (picada de insetos) com Bepantol® Baby. A atendente me respondeu que o correto seria procurar orientação médica, pois somente o profissional habilitado pelo CRM poderia avaliar possíveis vantagens ou desvantagens do uso de produto cosmético para fins terapêuticos.
Para o uso cosmético em adultos, a Bayer lançou no segundo semestre de 2011 os produtos Bepantol Derma® Creme e Bepantol® Derma Solução. Quem eventualmente usava Bepantol® Pomada para hidratação das cutículas, ou como pós depilatório, poderá aplicar o produto Bepantol Derma® Creme. O mesmo é válido para o uso do Bepantol® Derma Solução na hidrataçao do cabelo e pele.

Novos produtos Bepantol® Derma. Uso cosmético.
Bepantol® Derma Solução 50ml, Bepantol® Derma Creme 20g


No entanto, se um determinado paciente fazia uso de Bepantol® (medicamento) para tratamento de escaras, assaduras, ferimentos leves, fissuras de pele ou mucosas, não deverá mais fazer uso desses novos produtos sem orientação médica.

No mercado farmacêutico brasileiro há outras pomadas a base de dexpantenol (50 mg/g + excipientes) com registro de medicamento na Anvisa. Exemplos: Bepantiz (Cimed), Cicatenol (EMS), Pantodex (Geolab). Todos eles são isentos de prescrição médica e podem ser vendidos sob orientação de um farmacêutico.
Segue abaixo, como exemplo, a apresentação do medicamento Bepantriz - composição 50mg/g. (fonte: site Cimed). Note-se nas indicações que o produto serve para "prevenção e tratatamento de dermatites de fraldas, fissuras de pele e musosas". Ainda há um alerta legível que o produto em questão "é um medicamento. Seu uso pode trazer riscos. Procure o médico e o farmacêutico".



Nos últmos meses têm circulado na internet boatos sobre uma possível mudança na formulação de Bepantol® Baby (comparada à antiga Bepantol® Pomada) e que isso teria causado reações alérgicas em algumas pessoas. Aponta-se como indício, informações contidas na embalagem do produto - Bepantol® Baby é enriquecida com lanolina e óleo de amêndoas. Contudo, o medicamento Bepantol® Pomada também já apresentava esses e outros ativos (vide excipientes nas bulas). Pomadas similiares a base de dexpantenol 50mg/g também contêm lanolina e óleo de amêndoas em suas composições. Por isso é sempre importante ler com atenção toda a bula. Se a empresa afirma que não houve alteração na fórmula, não há motivos para esse tipo de suspeita (vide e-mail de resposta do SAC Bayer).
Todo cidadão pode e deve entrar em contato com a Anvisa sempre que houver necessidade. Eu quis saber se seria possível a realização de testes comparativos entre os produtos Bepantol® antigos e os novos. Em resposta, a Anvisa informou que não há como consultar um produto que foi descontinuado. Alem disso, a Anvisa é enfática ao determinar que todo produto cosmético não pode ter nenhuma função terapêutica. Segue abaixo a resposta oficial da Anvisa (grifos meus):

Segunda-feira, 7 de Novembro de 2011 14:58
Assunto: ANVISA - Resposta ao Protocolo 2011366323

Prezado(a) Senhor (a),

Em atenção a sua solicitação, informamos que quem poderá prestar maiores esclarecimentos é a empresa fabricante.

Observamos que ao solicitar um registro na GGCOS, a análise técnica é feita baseando-se na legislação especifica para produtos cosméticos, e não se leva em conta o fato de haver produto anteriormente registrado como medicamento e nem se consulta a fórmula antiga do produto.

Na embalagem do produto cosmético, obrigatoriamente, deve constar a composição do produto, e desta forma o próprio consumidor tendo conhecimento da fórmula antiga poderá fazer a verificação. Se tiver dificuldades deve contatar o fabricante.

De qualquer forma, informamos ainda, que os produtos cosméticos não podem ter nenhuma função terapêutica, e por isto, nenhum produto registrado como cosmético pode ser indicado para tratamento como dermatite, fissuras de pele e mucosa.

Atenciosamente,

Central de Atendimento
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
0800 642 9782
www.anvisa.gov.br


Comentários:

Como consumidora e paciente lamentei pela descontinuação dos medicamentos Bepantol®.
Eles eram medicamentos de referência e de excelente qualidade.
Após o lançamento dos novos produtos Bepantol® notei que houve um aumento significativo dos preços. Não consegui apurar se tal variação tem relação direta com a mudança de registro na Anvisa (de medicamento para cosmético).

Espero que este artigo tenha sido útil. Aproveito para esclarecer que não tenho qualquer relação com o laboratório Bayer do Brasil e que somente o Serviço de Atendimento ao Consumidor Bayer Health Care é o canal oficial para esclarecimentos de dúvidas, críticas ou envio de sugestões.


SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor
Bayer HealthCare
Tel.: 0800 723 10 10 (ligação gratuita)







bagikan