quinta-feira, 11 de abril de 2013

Testei Pedra Hume em Spray Farmax

Olá, gente!

Recebi da Assessoria de Imprensa da Farmax um produtinho que estava com muita vontade de testar - Pedra Hume em Spray. Pela nomenclatura farmacêutica, Alúmen de Potássio (Pedra Hume), que podem ser encontradas em barra, pó ou solução aquosa é indicado para tratar rapidamente pequenos cortes por causa de sua eficiente ação adstringente (fecha os poros).
No passado, sobretudo na década de 1950, quando as barbearias entram muito frequentadas pelo público masculino, a Pedra Hume não poderia deixar de ser aplicada após a remoção dos pelos com navalha. Com isso, tinham-se como benefícios acalmar a pele, estancar eventuais cortes e fechar os poros.  Outra função secundária do Alúmen de Potássio é sua ação bactericida. No Tempo da Vovó, usava-se a Pedra Hume como antitranspirante, pois além de diminuir consideravelmente a sudoreses, controla os odores da transpiração. Nesta resenha contarei se realmente essa dica tão antiga funciona, bem como os demais usos do produto, principalmente como parceiro na manicure. Confiram!

 Frasco com válvula spray, tampa protetora.
Apresentação 30ml


Informações na rotulagem do produto:  a Pedra Hume em Spray Farmax é um adstringente que ajuda  no fechamento dos poros, eficaz para estancar sangramento de cutículas e cortes ao barbear.  

Modo de usar:  Pulverize  o spray em cima do ferimento.

Precaução: manter fora do alcance das crianças, uso externo. Porteger do Calor excessivo.  Evitar contato com os olhos e não ingerir.  Em caso de sensibilidade, descontinuar o uso e procure orientação médica. 

Composição:  Aqua, Potassium Alum, methilchloisothiazolinone, methillisoazolinone.



Minha avaliação: Antes de usar a Pedra Hume em Spray Farmax eu já havia feito experiências com com versões em pó (facilmene encontrada em farmácias) e a "lenda" que é a Pedra Hume em Tablete Raposo. Até onde sei, esse tipo de apresentação só é fabricada no Brasil por essa empresa carioca e apenas conseguir comprar pedindo ao tio do meu marido que mora no Rio de Janeiro. Ou seja, é a coisa mais difícil do mundo!

A Pedra Hume em Pó, apesar de eficiente no quesito estancar pequenos cortes, não é nada prático. Geralmente vem em potinho ou caixinhas de papel.  No uso como transpirante não tem a menor condição porque a pedra hume tem textura semelhante a sal de cozinha. Por isso, deixa resíduos na pele. Fora isso, no uso em salão está sendo substituido pela versão em spray por sem mais fácil de aplicar, evita sujeira e é mais higiênico (pois não há contato direto com o interior da embalagem).

A Pedra Hume em Tablete. Para usá-la  é necessário umidecer as mãos com água manusear a pedra como se fosse um sabonete e em seguida aplicar nas áreas desejas (áreas depiladas -  barba, axilas). O produto é  inodoro. Não sinto ardência ou qualquer desconforto. Logo após o uso é necessário, lavar a pedra em água corrente, secar com toalha limpa e guardar numa saboneteira. A pedra parece um pedaço de mármore branco e dura muito tempo. A minha nem parece que toquei nela!

Pedra Hume em Tablete marca Raposo
(Praticamente uma lenda urbana!)
Preço médio R$ 10,00

A versão da Pedra Hume em Spray é mais prática. A fórmula da Farmax trata-se de uma solução aquosa, sem álcool.  Parece mesmo uma água. É super transparente e totalmente sem cheiro.
A embalagem é excelente, com válvula borrifadora, Para aplicar nas axilas, após a depilação é muito fácil - basta cerca de duas borrifadas e pronto. A pele fica em pouquíssimos minutos mais calma, se há pequenas lesões o alúmem de potássio fará sua ação esperada e o melhor: de fato a Dica da Vovó funciona!  A Pedra Hume diminui muito a transpiração, bem como os odores.
As pessoas mais tradicionais usam apenas a Pedra Hume. Contudo, eu já testei usando o produto só ou em parceria com antitranspirante. Achei o resultado excelente nos dois casos. 
Meu marido, que vive fazendo o "Massacre da Serra Elétrica" na pele do rosto dele, vez por outra, faço um SOS para estancar os cortes. É praticamente imediata a ação de fechamento dos poros. O melhor de tudo é que o produto não causa obstrução dos poros (não comendogênico), por isso é muito legal para usar nas axilas. 
Para aplicar na barba, a forma correta é pulverizar previamente na palma da mão limpa, fazer um leve atrito para umidecer as mãos e aplicar delicamente no rosto. Assim como nas antigas barbearias, era nesse momento o barbeiro pedia para o freguês fechar o olhos (a pedra hume pode causar irritação).




Para mostrar o produto para vocês, fiz um video na TV Belinha:


Por todas as suas funções, bem como a praticidade, higiene e preço baratinho (preço médio: R$ 8,00), a Pedra Hume em Spray Farmax está devidamente aprovada com distinção e louvor!



Onde encontrar: farmácias, drogarias, perfumarias (prateleiras com produtos para manicure).
SAC: 0800 941 0080


* Gostaria de agradecer à Assessoria de Marketing da  Farmax pelo envio do produto para testes.


45 comentários:

  1. a idéia em spray é inovadora

    carla maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha diva, esse negócio controla super a transpiracao!
      Faz o teste...
      bjss

      Excluir
  2. Olá Vanessa, minha tia indicou o teu post, achei interessante, afinal tenho sudorese.
    Tive dificuldade em encontrar aqui em Porto Alegre/RS, então entrei em contato com a Farmax, onde me indicaram alguns distribuidores daqui.
    Enfim, estou utilizando, paguei R$2,98 e por enquanto estou adorando!
    Normalmente revezo desodorantes em spray e roll-on de diferentes marcas, e sempre com a preocupação de odores quando começo a suar. Ainda não tive isso com o Spray de Pedra Hume,utilizo apenas ele!
    A minha única preocupação é se há algum problema em utiliza-lo constantemente, pois já utilizei leite de magnésia e quando fechava mais ou menos uma semana, surgiam ínguas na axila, então parei de usar!
    Você que está utilizando a mais tempo,notou algo parecido?

    Beijos!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nicolli,

      Eu nao notei nada estranho. Fique atenta a sinais como foliculite. Mas o alumen nao é comendogenico (ele contrai mas nao obstrui os poros).
      legal saber q c vc tb ajudou.
      apareça sempre q precisar!
      Brinocas p vc e sua tia!

      Excluir
  3. Boa madrugada.

    Procurei essa pedra hume em Brasília e não achei. Recomenda então na versão spray?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diego!
      É possível comprar a pedra hume na loja virtual www.flordapedra.com.br
      Abraço!

      Excluir
  4. Oi Diego, a versao em pedra é praticamente um OVNI! Existe mas ver que é bom.... super dificil!
    A versao em spray é mais higienica e pratica. vc pode comprar em farmarcias ou perfumarias. boa madrugada p vc tb!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela atenção Vanessa. Acho que vou comprar na versão spray mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Oi Vanessa, minha linda. Você salvou a minha vida. Aqui em Campinas-SP, onde moro, não encontro de forma alguma a pedra hume em tablete ou lápis. Só encontro cristalizada ou em pó. Vou contatar a Farmax para que me informem, se possível, onde encontrar o spray. Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que vc encontre. Em campinas tem umas perfumarias bem legais no centro da cidade. Eu lembro q descia a general osorio e saia garimpando.
      outra possibilidade sao as farmacias.

      Excluir
    2. Já uso a pedra hume a muito tempo e é fabulosa!! encontrei um link no you tube onde ensina a fazer esse spray usando o pó ou a forma de pequenos cristais . Dá uma olhada que vale super a pena
      http://www.youtube.com/watch?v=PwRfzMzzZBU&feature=c4-overview&list=UUO7x-pvgGMXHDutvtfDXllw

      Excluir
    3. Olá, gestei do video! apenas trocaria a agua mineral por destilada.
      vou fazer a receitinha p ver se gosto do resultado.
      no momento estou fazendo um trat. com o MP Dry e estou amando. parei de suar totalmente!

      Excluir
  7. Oi vanessa boa tarde! eu ja tinha feito de tudo, usei desodorante em rollon, spray,creme e nada pra acabar com o cheirinho de azedo no final do dia. Eu tbm uso o driclor e maravilhoso segura bem mas o cheiro não tem jeito acaba voltando, foi quando vi o seu blog e pedi pra minha prima ir correndo comprar ontem foi o primeiro dia e até agora to seca e sem cheiro... to amando me sentir limpinha beijus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sofro muito de hiperidrose e a pedra hume é o que segura os odores.

      Eu fiz tratamento com Driclor, mas depois de um tempo tive alergia e por isso parei de usar.

      Faz três semanas que estou fazendo tratamento com um produto novo chamado M&P Dry. Eu estou amando pq seca muito a transpiração, não tem cheiro e o derivado de alumínio não é o mesmo do Driclor. Segundo a bula, é menos irritante (e tem menos chance de desenvolver alergia).
      Estou esperando fazer 1 mes para escrever a resenha.

      Bjsssss

      Excluir
  8. Vou testar como antitranspirante e volto para dar meu relato, uma vez que estou a procura do Driclor, e encontra-lo em farmácias está impossível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igor, Driclor é importado e nao se acha na farmacia.
      eu tive alergia.
      lançou ha pouco trmpo M & P Dry da biolab . comprei estou usando e adorando.
      esse acha na farmacia.

      Excluir
  9. Curioso tb é vc estar gostando do M&P, pois utilizei nas axilas e nada...Porém, nas mãos percebi uma melhora.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Vanessa!
    Comecei a usar a pedra hume em tablete. Na primeira vez molhei a mão e passei na axila, mas não durou o dia todo.
    Então molhei a pedra e esfreguei ela mesmo. Maravilha!
    Só que agora, depois de algumas semanas, nao estou sentindo mais o memso efeito. Será que estou fazendo alguma coisa de errado?
    Tomo banho à noite e passo ela. Nao retoco pela manha.
    Eu nao vinha lavando a pedra depois de usá-la. Achei que se limpava sozinha, já que ela é antibactericida. Agora lavei-a com sabonete. Será q é isso?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos por partes!

      Meu dermatologista explicou que para controle de bacterias (acne), bromidose etc é importante primeiramente a higiene correta dessas áreas. Ele me recomendou uma fórmula com triclosan.
      Nas farmácias há sabonetes de limpeza com ação bactericida. Eu gosto do Neutrogerm.
      Durante o banho lave bem com esse tipo de sabonete. Seque direitinho a pele antes de aplicar a pedra hume.
      Sempre que vc manusear, a pedra tem que ser lavada e seca.

      Vc pode durante o dia usar outro antitranspirante, mas sempre faça a higienização com expliquei acima.

      Faça essa mudança e depois verifique se ajudou.

      Outra coisa: se seu antitranspirante for em roll on, sempre lave a bolinha depois de usar. O contato com pele contamina o produto.

      bjsss

      Excluir
  11. Apos lavar o rosto, passar o adstringente e o hidrante, passo a pedra hume spray e deixo secar, logo depois passo o primer e finalmente dou inicio a make. Eu ñ uso todos os dias, deixo p os dias eventuais qnd tenho uma festa e o tempo esta muito quente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Greice,

      Super correto, pois a pedra hume em spray não tem alcool e fecha os poros. O resultado é maior durabilidade da maquiagem.

      Xero!

      Excluir
    2. Vanessa, o spray funcionaria como controlador de oleosidade / matificante do rosto já que fecha os poros? Já experimentou dessa forma? Será que tem algum problema se espirrar na pele dos olhos sem querer?
      Obrigada

      Excluir
    3. Para evitar contato nos olhos, o melhor é umedecer um disco de algodão e passar na pele.

      Dá certo sim, mas usando com maquiagem, dependendo da formula do produto deixa residuos.

      bjss

      Excluir
  12. Eu tenho as pedras em tabletes. Quem quiser pode encomendar. O unico problema é que o frete geralmente custa mais do que o produto. Mas é só pedir que eu despacho pelos correios. Sucesso!

    ResponderExcluir
  13. tenho foliculite, a algum problema em usar?

    ResponderExcluir
  14. nao tem problema. mas seria bom tratar a foliculite pq é um processo inflamatorio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, vanessa!!! já estou tratando, so que preciso de usar algo que desodorize e não irrite a foliculite

      Excluir
    2. p tratar a foliculite, tb ajuda higienizar a pele com sabonete liquido com triclosano 1%.
      tem tb um produto p diminuir a transpiracao M&P Dry. usar a noite antes de dormir c as pele brm limpa e seca.
      mas nao tem desodorante. infelizmente quase td tem alcool na formula e isso piora a foliculite.
      sugiro nesse caso Dove Pure, sem alcool, sem perfume .

      Excluir
  15. excelente produto para aftas. Somem como magica.

    ResponderExcluir
  16. Otima dica, Daniel!
    Vou fazer um teste se surgir oportunidade SOS!
    bjsss e muito obrigada por comentar.

    ResponderExcluir
  17. Comprei em spray da Farmax 30ml paguei R$ 4,10, vou testar hoje =D

    ResponderExcluir
  18. Andreah,

    Depois conta o que você achou! bjss

    ResponderExcluir
  19. BOA NOITE,LI NUMA PAGINA Q ESSA TAL PEDRA TEM MULHERES Q USAM P DIMINUIR A VAGINA,Q VC ME DIZ DISDO?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, não vejo sentido. A pedra tem ação coagulante em pequenos cortes e contrai os poros (ação adstringente), mas não acho uma boa ideia para usar na higiene íntima.

      Excluir
  20. Oi Vanessa...comprei a versão em spray e funcionou super bem e é muito prático,sofro de hiperidrose e bromidose (mesmo fazendo uma boa higiene) uso sabonete antibacteriano,já usei vários desodorantes, e nunca visto a mesma peça suada, enfim, já de fiz de tudo e nada resolveu, suava até quando fazia frio até eu saber da pedra hume aqui no blog, mto obrigada!! só fiquei me perguntando pq vc trocou a pedra pelo m&p, de inicio foi pra testa re acabou gostando mais ou teve algo a mais que te fez gostar mais que da pedra??!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica,

      Eu não troquei. na verdade eu fico variando conforme meu tempo. se estou com pressa vou de MP se tenho mais tempo uso a pedra.
      tb passo tempo sem usar nada se fico em casa. eu troco por produtos clareadores pq minhas axilas escurecerem com mt facilidade.
      no momento tenho usado um trat. da abelha rainha p clarear axilas e estou gostando. o efeito é sutil, mas qualquer clareamento é positivo.

      bjsss

      Excluir
  21. Pode usar na vagina, para ficar mais apertadinha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho opinião sobre essa função. Em todo caso, converse com seu ginecologista.

      Excluir
  22. nao recomendo pedra hume usei sofri muito ,irritou minha vagina ficou horrivel e corrossivo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é uma boa ideia para higiene íntima. O produto é adstringente.

      Excluir
  23. Oi Vanessa amei o post, eu tenho hiperidrose achei pedra hume em spray por R$4,00 vou fazer o teste espero que funcione bjj.

    ResponderExcluir
  24. Olá Vanessa! Muito bom seu blog, vou testar a Pedra Hume tenho hiperidrose leve e nada resolve quem sabe agora com este novo achado. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc vai notar q c o uso regular, a sudorese vai diminuindo. vc pode tb usar produtos a noite com sesquiscloridrato de aluminio. M P Dry ou DAP. de dia use seu antitranspirsnte q vc gosta.
      a pedra pode usar sempre pos banho.

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :( ( :) ) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...