quarta-feira, 14 de março de 2012

Você sabe se seu óculos de sol é 100% UV?

Salve, gente amiga!

Quando o assunto é óculos de sol sempre pensamos em beleza, conforto,  marca, qualidade, mas será que é possível saber esse acessório tão importante de fato oferece proteção UV?  Mais do que ficar com "cara de rica", proteção efetiva é fundamental! O post de hoje é para mostrar algumas orientações  sobre como verficar se seu óculo de sol tem 100% UV.


Existe um equipamento chamado lensômetro que tem a função de verificar as lentes de um óculos. Nesse aparelho é medido o grau, eixo e também o índice de proteção UV. O índice ideal é que no teste as lentes apresentem como resultado UV 100. 

Lensômetro Digital CLE-70
Fabricante  Essilor Solutions
O lensômetro geralmente é um equipamento que faz parte do labóratório da ótica. Por isso, antes de fazer a compra de seu óculos pergunte ao vendedor que a loja possui o equipamento para a realização do teste. Alguns modelos de lensômetro possuem impressora para emissão do resultado da verificação dos óculos. O comprovante é semelhante aos recibos emitidos pelas máquinas de cartões de crédito. O resultado desse teste é a garantia de que seu óculos de sol irá proteger os seus olhos.
Recentemente visitei a ótica em que sou cliente e perguntei se o laborátorio tinha lensômento. A resposta foi positiva e eu solicitei o teste. Não foi cobrado absolutamente nada para essa verificação. Confira o resultado:


Data do teste: 06/03/2012
[D]: lente olho direito (informações sobre o grau da lente)
UV: 100
[E]: lente olho esquerdo (informações sobre o grau da lente)
UV: 100

* As minhas lentes sempre precisam ser fabricadas sob encomenda por causa da necessidade de correção de grau.

ESSILOR CLE070 (modelo do equipamento) - O CLE-70 é uma completa opção que, além de detectar dioptrias de forma automática, conta com recursos exclusivos, como conferir DNP em óculos já montados e medir a transmissão de raios UV em lentes.

A informação "UV 100" indica que as lentes do meu óculos de sol oferece a proteção máxima contra a radiação UVA e UVB.

Dicas importantes:

  • Ao comprar seu óculos de sol solicite sempre o teste para verificação da proteção UV das lentes. Se a loja não possuir o equipamento, é melhor procurar outra ótica.
  • Lentes de qualidade possuem certificado de garantia. A loja revendedora tem obrigação de fornecer o certificado, devidamente preenchido, assinado e carimbado.  
  • Lentes muito escuras não significam que elas ofereçam proteção segura. Lentes demasiadamente escuras estimulam a dilatação das pupilas, permitindo a maior exposição solar no tecido ocular.(As melhores lentes são aquela que possuem um leve degradê de tom - mais claro na base da lente e mais escura no topo. Essa característica permite o melhor ajuste da visão em diversas situações).
  • Jamais compre óculos de sol sem procedência ou garantia. Isso pode oferecer riscos à sua saúde. 
  • Quem precisa de lentes corretivas jamais compre óculos de sol sem ser em uma ótica especializada. As lentes de grau para óculos de sol são feitas sob encomenda. Não adianta comprar o óculos de sol mais lindo do mundo sem a devida avaliação técnica para saber se será possível construir as lentes. (Já perdi dinheiro ao comprar um óculos de sol maravilhoso e ao enviá-lo ao laboratório, ser constatado que a curvatura da armação não permitia a fabricação da lente com grau. )
  • Pessoas que usam óculos de grau devem usar lentes fotosensíveis ou sempre fazer a troca para o óculos de sol em ambientes abertos. 
  • Óculos de sol devem ser usados o ano todo, não apenas na temporada de primavera/verão.
  • Em dias com níveis críticos de radiação UV, use chapéu ou boné para aumentar sua proteção. Esse acessórios funcionam como refletores de radiação. (horários críticos entre 11 e 15 horas)


Para encerrar fiz um tutorial sobre o site CPTEC-INPE para que você consulte diariamente a previsão do tempo, qualidade do ar e índice UV. Confira:



.
É isso! Espero que o post tenha sido útil. 

Beijocas mil e inté mais!


39 comentários:

  1. Olá Nessa,
    Que legal o post!! Não conhecia esta aparelho para teste UV, muito bom saber e solicitar quando for adquirir um óculos de sol.
    O óculos de sol que é tão importante para proteção de nossos olhs...
    Obrigada pela dica!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi deni,

      vc tb pode visitar a otica q vc costuma comprar e verificar se lá tem o equip. p testar.
      se nao tiver, visite outra.
      é importante testar suas lentes. bj

      Excluir
  2. Ai Vanessa lindona...
    esse post muito me interessa, estou há muito tempo pra comprar um oculos de sol com grau, mas quem mora em cidade pequena sabe como isso é complicado, então uso um oculos comum mesmo, não sabia dessa maquina, vou pesquisar melhor. Não consigo ficar sem oculos de sol, nem com o ceu nublado, fica todo mundo me olhando mas eu não tõ nem aí, o que importa é a minha saude kkkkkk
    bjus querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana,

      Minha cidade tb é pequena e a otica que sou cliente é normal, nao é otica de rica. kkk
      Existe maquinas no lab que talvez nao emita o comprovante em papel, mas tem a maquina sim p poder testar o grau.
      Nessa segunda tive q voltar na otica p pegar um outro oculos q deixei p trocar as lentes.
      Aproveitei e levei meus outros oculos de sol p testar. Como meu marido estava comigo, peguei o dele p testar tb. Ele adora os modelos da Chilly Beans. E ja li muitos artigos falndo horrores sobre as lentes dessa marca. E para minha surpresa ele tb passou no teste com resultado UV 100.
      A maquina tava sem papel e eu fiquei de voltar la para fazer fazer os testes novamente e pegar o comprovante impresso. Foi um alivio saber q o oculos Chilly Beans ta ok.
      Como eu so posso fazer as minhas lentes sob encomenda, tenho q me contentar com os moledos de oculos. de sol q podem colocar lente com grau. O maior problema é q eu tenho miopia com astigmatismo. Nao dá p fazer lentes muito curvas/concavad e geralmente oculos de sol tem armacao mais concava.
      se nao fosse o astigmatismo... ate lente de contato era mais facil. pra variat... so dob encomenda e custa cinco vezes mais q uma lentre comum. Fui tentar fazer o teste de adaptacao e odiei... Nao arrisquei pagar uma fortuna e nao usar depois.

      tente ir numa otica p fazer o teste. pergunte primeiro se na otica tem lensometro. se falarem q sim, diga q quer testar se o oculos é UV 100. Pertunte qtos custa p testar e se falar q custa pergunte se tem co provante ipresso do teste.
      so pague se a maquina tiver sist. de inpressao.
      se for de graça... ai tudo bem q o resultado seja verbal.bj

      Excluir
    2. Então Vanessa...
      Nessa ótica que sou cliente é possivel que tenha essa maquina, mas não fica exposta, vou dar uma peguntadinha...

      Excluir
    3. Adriana,

      a maquina fica no lab. da otica. bjss

      Excluir
  3. Nessa!
    comprei o meu óculos grandão numa ótica que não tem o equipamento pra testar... claro que a vendedora me jurou que o óculos tem proteção UV100 e tals, mas mesmo assim fiquei insegura... acho que da próxima vez vou comprar na chilly beans pq tem modelos lindos a partir de R$100 e pelo que vc falou tem proteção...
    adorei o post, óculos de sol é um acessório lindo mas precisa mesmo da proteção, e tem que usar o ano todo como vc disse...
    bjssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marisa,

      De fato o teste com o oculos da C. Beans foi uma surpresa pq eu li um artigo falando tão mal dele e o da Triton.
      Mas foi feito o teste e o resultado foi UV 100. Fiquei tranquila.
      Procure outra ótica para saber se tem o equipamento para teste.
      Vc exigiu o certificado de garantia das lentes? Tem que ficar esperta numa proxima compra.
      bjsss

      Excluir
    2. Vanessa
      essa marca Chilly Beans eu não conheço, mas na ultima vez que fui comprar um óculos de sol na ótica que sou cliente, perguntei por óculos da Triton e a atendente disse que eles não trabalham com a marca pois ela não tem proteção UV. Eu fiquei doida e decepcionada pois os óculos da Triton são tudo....vou pesquisar, o óculos de sol mais lindo que eu já tive foi Triton ( ai que saudade dele kkkk)....

      Excluir
  4. Bom meninas

    eu só compro oculos da triton, são baratos e prometem proteção uv, e nas lojas não tem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cArlinha,

      Entra em uma ótica e pergunte se na loja tem o lesometro. Se a vendedora falar q fim, pergunte qto custa p fazer o reste. Se for gratis ou o preço justo, faça o teste e tire a prova dos 9!

      Excluir
  5. a máquina, uma vez comprei da chilli beans e não gostei, são muito frageis e caros

    ResponderExcluir
  6. Valeu pelo post, fazia um tempo que eu estava com esta dúvida e não sabia o que fazer para comprar o meu óculos. Um grande abraço! Herisson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Han,

      Muito obrigada pela visita aqui no blog. O teste UV é muito rápido e simples. Visite uma otica e solicite o teste. bjs

      Excluir
  7. Adoreiiiiii o seu post, principalmente pq serviu como comprovação da existência deste aparelho, pois eu já tinha visto no consultório da minha médica.Num debate em um grupo falei pra algumas meninas que a minha médica tinha feito esse teste do UV. E por incrivel que pareça um óculos do camelõ de positivo e em um de loja(conhecida) deu negativo a proteção UV. Não sabia que tinha nas óticas, agora ficou mais fácil...

    Muito obrigada pelas informações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erika,

      O equipamento eh muito conhecido e tem na maioria das oticas. A direfença é que ha modemos mais simples que nao imprimem o resultado do teste. Por incrivel que pareça ha muitos oculos de origem chinesa com UV. contudo o maior problema eh ter o cuidado de nao escolher lentes muito escuras.
      fico feliz q o port tenha sido util. bjsss

      Excluir
  8. Ótimo post Vanessa. Tirou muitas dúvidas.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  9. http://loja.chillibeans.com.br/OCULOS-DE-SOL-P53059-OC-CL-1095-2801/p comprei esse oculos na loja da chili mas assim que tiro o oculos do rosto minha vista fica pesada e meus olhos lacremeam pricipalmente se o sol tiver mas forte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem como ir numa otica testar o fator UV desse oculos?
      outro questao é se o as lentes for muito escura. O melhor sao lentes com degradê (mais claro na base e mais escuro em cima).

      Excluir
  10. Muito bom as informações,obg.

    ResponderExcluir
  11. Comprei meus óculos de sol numa ótica que fez o teste. Mas, o valor que apareceu na máquina foi 400.. esse nível é confiavel? o vendedor me garantiu que o máximo de proteção é de 400!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu não conheço esse índice. Vou ligar para o SAC do fabricante do equipamento para verificar. Assim que eu tiver uma resposta, escrevo aqui nos comentários!
      bjs

      Excluir
    2. De acordo com o fabricante do equipamento citado nesta matéria, a escala de verificação de proteção UV é de 0 - 100
      No seu caso, teria que ver se o equipamento é o mesmo.
      O fabricante desconhece esse índice passado por vc.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
    3. Dados de contato com equipamento Lensômetro Digital CLE-70
      Fabricante Essilor Solutions
      http://www.essilorsolutions.com.br/
      SAC: 0800 722 1222

      Excluir
  12. Oi Vanessa! Eu também levei meu óculos para testar e o valor q apareceu também é UV 400. O rapaz também disse q a proteção máxima é UV 400. Será q realmente é a proteção máxima? E muitos óculos de camelô de 30,00 está tendo esta proteção. SErá confiável?

    ResponderExcluir
  13. Oi Vanessa! Eu também levei meu óculos para testar e o valor q apareceu também é UV 400. O rapaz também disse q a proteção máxima é UV 400. Será q realmente é a proteção máxima? E muitos óculos de camelô de 30,00 está tendo esta proteção. SErá confiável?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou raquel,

      UV abaixo de 100 não é legal usar. Se vc testou a proteção UV e foi UV100 ou outro valor acima, tudo certo.
      A maquina que fiz essa resenha, o UV que ele mede é de escala de 0 a 100. Pode ser que tenham outros equipamentos com sistema de graduacao diferente.
      Sobre oculos de marcas gerais como Chilly Beans, lojas renner, americanas etc.. ou de camelô, teste sempre antes de usar. E sempre compre lentes que não seja muito escuras.
      No meu caso nao posso comprar oculos prontos pq tenho que encomendar as lentes por causa do grau.

      bjsss

      Excluir
  14. Muito legal esse post. Tem um site que reproduziu exatamente a sua postagem, mas não te deu os créditos :( http://teleoftalmo.com.br/blog/como-medir-o-filtro-ultravioleta-no-oculos/

    ResponderExcluir
  15. Acabei de ver. Episódio lamentavel. Nao recebi nnhum mail de contato para perdir autorizacao e o grave, nao foram feito os devidos creditos.
    Entrei em contato p vou aguardar resposta.
    obrigada pelo carinho em avisar.

    ResponderExcluir
  16. Olha... trabalho em uma ótica e garanto que este teste com lensômetro não garante muita coisa. Se vc colocar uma folha de sulfite ao invés de uma lente de óculos, a máquina afirma ter 100%UV. Já procurei outros equipamentos que possam fazer essa leitura corretamente e realmente desconheço algo que faça um teste real. Existe um chaveiro que vc compra no ebay. Mas pelo que vi tbm não é confiável. O jeito é confiar nos fabricantes conhecidos e nunca comprar óculos de camelô.

    ResponderExcluir
  17. Olá, Vanessa! Eu me chamo Silvana e tenho astigmatismo e gostaria muito de saber se posso comprar óculos de sol em lojas de departamento que afirmam que os mesmos tem proteção e depois mandar colocar o grau ou trocar as lentes dos óculos pelas lentes com o grau da ótica, pois os óculos de sol das óticas são muito caros. por favor responda!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana,

      Eu tb tenho astigmatismo. Ja comprei óculos em lojas/quiosques e não tive sorte. O maior problema e a curvatura dos modelos. Dependendo do angulo de curvatura da armação, não é possível adaptar o grau. Por esse motivo, quem precisa mandar fabricar lentes, é melhor comprar em ótica. Se vc usa lentes de contato, ai não tem problema. De marcas populares até hoje só tive a oportunidade de testar os da Chilli Beans. Esses passaram pelo teste do equipamento na ótica onde sou cliente.

      Se vc tiver disposição para bater pernas nas óticas de sua cidade, vai encontrar óculos mais baratos. Gosto da marca Guiness. Não são muito caros. Tb existe uma marca chamada Atitude. Esses óculos são feitos na China. Já fiz dois óculos de sol dessa marca e são bem resistentes e foi possível colocar as lentes de grau.

      Outra dica. Sempre peça para deixar as lentes com degradê de cor (mais escuro em cima e mais claro embaixo). Além do conforto para leitura, não força tanto as pupilas.

      bjsss

      Excluir
  18. Eu comprei um óculos de uma marca não muito conhecida e depois de ler sua publicação levei para uma ótica famosa e a moça lá testou de graça, deu proteção 100% segundo ela. O teste é bem rápido não é?

    Billy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Billy, legal saber que a otica fez. o teste p vc. sempre q compro oculos faço o teste e poço os comprovantes impresso no lesometro. Bjss

      Excluir
  19. A maioria dos óculos de camelô tem proteção UV/UVB... Façam qualquer dos testes acima e saberão que é verdade. Coisas de mercado, gente!!!

    ResponderExcluir
  20. Vanessa, também tinha astigmatismo e miopia e fazia exatamente como você, óculos escuros com grau. E como sou apaixonada por óculos de sol, ficava frustrada por não poder variar muito. Usei óculos desde a adolescência, até que em 2001 fiz a cirurgia excimer laser. Pronto!! Me livrei do grau e agora uso e abuso dos óculos de sol! Tenho óculos de modelos e cores variadas. Faça o mesmo! A cirurgia é simples e o pós operatório tranquilo e rápido. Você sai da clinica sem tampão, só com óculos escuros. Isso há 13 anos...Moro no Rio de Janeiro, mas na sua cidade ou na capital do seu estado certamente tem boas clinicas que realizam o procedimento. Vale muito a pena!! Estava procurando informações sobre proteção dos óculos e encontrei seu blog. Parabéns! Muito bom! Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juro que tenho pensando nisso. O problema é que plano de saúde não cobre pq meu grau é pouco.
      Fiquei empolgada com seu depoimento! bjssss

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :( ( :) ) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...