03 outubro 2011

100 anos de Creme Nivea

Olá, pessoas!

Não é todo dia que um produto cosmético faz 100 anos de existência. Nesse ano de 2011 o Creme Nivea, aquele da latinha azul, está de aniversário. Ao longo do século XX, a empresa de origem alemã diversificou seus produtos e hoje a marca Nivea é super conceituada por sua qualidade e eficiência. Tanto que posso afirmar que quase todo mundo já usou ou usa regularmente algum de seus produtos.

História e memória dos cosméticos - a primeira latinha de Creme Nivea não era na cor azul.

A latinha Nivea atravessou gerações e continua sendo um cosmético vencedor, pois suas propriedades hidratantes são multifuncionais - serve para o rosto, mãos e corpo. De acordo com o site da empresa, quando lançado em 1911, o creme era originalmente embalado em uma lata amarela, decorada com gavinhas art nouveau verdes. Foi só a partir de 1925 que o produto passou a ser comercializado na lata azul. Desde então, a cor azul royal é praticamente sinônimo de NIVEA Creme. Outro detalhe interessante é que nesses 100 anos a fórmula, fragrância e textura aveludada permaneceram basicamente inalterados. A marca Nivea está presente em mais de 200 países.
Por volta de 1900, Dr. Oskar Troplowitz, proprietário e farmacêutico da Farmácia de Manipulação Beiersdorf, fundada orginalmente por Paul Carl Beiersdorf em 1882, descobriu o princípio ativo eurecite. Antes dessa descoberta, os cosméticos eram baseados em gorduras animais e vegetais e se decompunham rapidamente. Troplowitz percebeu o grande potencial terapêutico do eucerite e o batizou de “cera da beleza”. O lançamento do produto pelo nome NIVEA (proveniente do latim niveus/nivea/niveum, que significa neve branca, semelhante à cor e a consistência do produto) foi introduzido no mercado em 1911. O slogan que acompanhava o novo produto era “Para preservar a beleza, saúde e a frescura da juventude”. O creme, sem sombra de dúvida, é perfeito para hidratar a pele, sobretudo para combater os efeitos nocivos do frio.

Mesmo com a enorme variedade de cosméticos com a marca Nivea,
o creme da latinha azul continua sendo o mais conhecido
e usado no mundo dentre os produtos da empresa.
No site da Nivea há uma linha do tempo super bacana sobre a sua história.
Vale a pena conferir. Acesse o link


Nesses 100 anos a marca Nivea só fez crescer e diversificar seus produtos, que agradam tanto mulheres quanto homens. No Brasil, a linha de barbearia da Nivea está entre as mais vendidas. As opções de produtos não são as mesmas em cada país. Por aqui, atualmente são vendidos diversos tipos de sabonetes em barra e líquido (inclusive íntimo), óleo para banho, linha de protetores labiais, loções hidratantes, filtros solares, desodorantes (roll-on, spray e aesossol), dermocosméticos faciais (anti sinais e limpeza) e corporais (anti celulite) e creme para mãos.

Muitas opções de produtos da marca Nivea

A Linha Nivea Baby foi descontinuada, assim como a Loção Autobronzeadora, que eram produtos que eu adorava.
Gosto muito dos produtos da Nivea porque são de qualidade e fáceis de encontrar. Quando viajamos e por ventura esquecemos de alguma coisa, basca procurá-los em um supermercado ou farmácia que lá estão eles. Os preços também são excelentes. Os mais caros são os da linha dermocosmética e os produtos de cuidados faciais, mas não chegam a ser tão caros como os das marcas consagradas - exemplo: Vichy.

O que não pode faltar aqui em casa:

  • Bastões de hidratação labial. (eu só não gosto o que tem sabor e gliter)

1. Bastão tradicional Essential Care, 2. Hydro Care FPS 10, 3. Hydro Care FPS 15, 4. Sun Profect FPS 30 (esse eu só uso no verão). Os demais aplico todos os dias, inclusive antes do batom.


  • Latinha de creme Nivea (tradicional) e a Soft

1. Nivea Soft (primareva/verão), 2. Nivea Creme (outono/inverno)


  • Loção hidratante firmadora Q10 e Nivea Lotion Express

1. Nivea Hidratante Firmador com Q10, 2,  2. Nivea Express Hidration (esse é o que procuro se esqueço durante uma viagem)


  • Gel/espuma de barbear Nevea e Bálsamo Pós Barba Nivea For Men Sensitive

1. Gel/espuma de barbear Nivea For Men, 2. Bálsamo pós barba. Meu marido adora.
Quando eu me depilava com lâmina, pegava o "arrego" do gel/espuma. De fato, suas propriedades calmantes dão um tremendo conforto para a pele.

  • Nivea Sun Litht Feeling e Nivea Sun Loção Bronzeadora

1. Loção de proteção solar. Super gostosa, o creiro é uma delícia e protege de verdade.
Eu uso com FPS 50.
2. Loção bronzeadora PFS 2 (não abro mão de pegar um solzinho nas pernas durante as férias de verão).


Para obter informações sobre todos os produtos Nivea comercializados no Brasil, acesse o site

SAC: 0800-77-64-832 ou e-mail: sacnivea@nivea.com.br


Bom gente, todo mundo tem sua listinha de preferidos quando o assunto é Nivea. Deixem seus comentários.

É muito bom escrever sobre produtos centenários. Como historiadora isso foi um prazer a mais!

Beijocas mil para vocês"


bagikan